PROJETOS PEDAGĂGICOS
A Fundação Assistencial de Dois IrmĂŁos trabalha com projetos pedagĂłgicos pensando na criança como protagonista da sua aprendizagem, sendo uma prĂĄtica investigativa pautada na participação de todos os envolvidos no ato educativo (crianças, educadores e famĂlias). âO trabalho de projetos se viabiliza como prĂĄtica educativa, na medida em que se fundamenta nos interesses e nas experiĂȘncias primĂĄrias infantis [..]â (PINAZZA, 2007). Desse modo, construindo contextos atravĂ©s de interaçÔes e brincadeiras como prĂĄticas pedagĂłgicas na Educação Infantil.
Movimentando o corpo
A principal função da Educação Física é incentivar e estimular as crianças a praticar esportes, dançar, se movimentar para melhorar a qualidade de vida. A disciplina ajuda a desenvolver habilidades cognitivas e comportamentais, além de fortalecer músculos e articulaç&ot
Café da manhã especial
Café da manhã especial
Na última sexta-feira (07), a turma 3A da Unidade Pingo de Gente foi convidada para tomar café da manhã na área externa. As educadoras, Rayana Gierak e Rochele de Souza prepar
Pintura, cores e traços
As educadoras, Andressa Stoffel e Daniela Quatrin, organizaram no solário da Unidade Pingo de Gente um espaço com diferentes possibilidades para o momento de exploração, onde estavam disponíveis rolos de papel, cartolinas, canetas hidrográficas, tintas coloridas, pincéis e esponjas.
Cores e imaginação
Visita aos Bombeiros
As crianças da turma 5 da Unidade Pequena Floresta, da Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI), estiveram visitando o Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos. Após muitos diálogos e perceber a empolgação das crianças, foi organizado uma visita até a corporaç&
Brincando e criando com elementos da natureza
Brincando e criando com elementos da natureza
A experiência "Explorando os Elementos da natureza", surgiu com o intuito das crianças da turma 3B da Unidade Esperança, da Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI), vivenciarem o contato e o explorar ao ar livre dos elementos.
<Momento do desfralde
Na Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI), o processo do desfralde é um momento importante. Família e escola de infância necessitam caminhar juntas nessa ação. Diálogos, alinhamentos e trocas de experiências são iniciativas muito importantes.
N
UNIDADE EDUCATIVA PEQUENA FLORESTA - NOSSA PEQUENA FLORESTA
A nossa Unidade Pequena Floresta tem um pátio amplo com diversos espaços em meio a natureza, um espaço que oferece brita e grama, árvores frutíferas e canteiros com chás .O pátio da entrada tem o espaço da pracinha com muita terra e sombra ond
UNIDADE RAIO DE SOL - ENTRE PARA UMA DOCE AVENTURA.
Observando as crianças percebemos que sentiam a necessidade de orientação espacial, pequenos deslocamentos pela Unidade necessitavam de diálogos. Com o projeto, queremos auxiliar o grupo a ter mais autonomia e confiança. São muitas novidades, educadoras, sala, colegas novos...os desafios são muito
UNIDADE EDUCATIVA VIDA NOVA - MEU CORPO E MEUS MOVIMENTOS
O brincar, o lúdico e as interações são os primeiros movimentos da criança com o espaço em que está inserida. Através deste contato as crianças desenvolvem e descobrem sua identidade, expressam seus sentimentos, emoções, pensamentos, adquirem autonomia e observam seus l
UNIDADE EDUCATIVA BEIRA RIO - O QUE TEM ALĂM DA CASINHA DE TIJOLOS?
Notamos também o interesse das crianças em ouvirem histórias, junto com o desejo de conhecerem a casa de tijolos que eles citam como a casa dos três porquinhos e ainda o lobo mau que eles gostam muito. Diante disso entendemos que nessa faixa etária o brincar simbólico e a imaginação est&atil
UNIDADE EDUCATIVA GENTE MIĂDA - MEXO AQUI E ALI... DESCUBRO ISSO E AQUILO
A infância é uma época de descobertas, aventuras e magia. É nessa fase que elas sonham, inventam e descobrem coisas, aventurando-se em um mundo desconhecido sem temer as surpresas encontradas. O aprendizado precisa ser baseado em estímulos, experiências e novas formas de interagir com o mundo e com a
UNIDADE EDUCATIVA BONS AMIGOS - PARA ALĂM DAS AREIAS DA PRAIA
O tema surgiu a partir de observações das educadoras nos momentos de rodinha e brincadeiras das crianças. Momentos em que se percebeu diariamente as crianças comentando que foram a praia ou iriam à praia, relatando o que viram, o que sabem sobre e realizando perguntas a partir de
UNIDADE EDUCATIVA BONS AMIGOS - A CRIANĂA E OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA
A turma 3A, demonstra interesse e curiosidade na exploração de ambientes externos, com maior relevância a Floresta da Unidade, nela investigam, exploram, mostram-se inquietos em relação a: onde vai a água da chuva?!, qual a profundidade da terra, constroem castelos com tijolos, fogueiras imaginária
UNIDADE EDUCATIVA BEM ME QUER - EU SINTO, EU BRINCO, EU CRIO!
Observando as brincadeiras, ações, falas, curiosidades e espaços que mais despertavam o interesse das crianças, percebeu-se a necessidade de criar o projeto “Eu sinto, eu brinco, eu crio!”, partindo das experiências vivenciadas pelas crianças em que a todo o momento estavam tocando, explorando
UNIDADE EDUCATIVA PINGO DE GENTE - MISTĂRIOS DA NATUREZA!
O contato com a natureza tem muito a acrescentar no desenvolvimento e na qualidade de vida das crianças. Dessa forma, é fundamental que ocorra um contato constante e significativo com a natureza, contribuindo para o desenvolvimento de aprendizagens essenciais e, também, a consciência ambiental. Conforme Thomé La
UNIDADE EDUCATIVA SĂO MIGUEL - BRINCANDO COM AS CORES
Dada a importância de propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas surgiu à necessidade de trabalhar com este tema. As cores estão presentes em tudo o que nos cerca, são um dos conceitos